15/10/2013

ESTAGIÁRIO GRAVA UM VÍDEO PEDINDO PARA SER CONTRATADO

O estagiário Patrick Sertã, de 22 anos, expressou de maneira inusitada seu desejo de ser efetivado no departamento de publicidade e propaganda da Citroën do Brasil, em São Paulo. Com uma câmera na mão, ele filmou um dia de sua rotina e fez um vídeo, intitulado "Contrate o estagiário". Durante cerca de 3 minutos, ele mostra cenas do percurso percorrido entre sua casa, o trabalho e a universidade, além do seu local de trabalho (assista ao vídeo no Youtube).

Para chegar ao trabalho em Santo Amaro, na Zona Sul, Sertã contou que sai de Higienópolis, na região central de São Paulo, pega dois ônibus, um trem e uma van. Já para ir à faculdade, na Vila Mariana, também na Zona Sul, ele pega um van até a estação de trem e depois pega o metrô. A volta para a casa é mais tranquila, com apenas um metrô. Segundo ele, todo o trajeto percorrido totaliza três horas e 30 minutos de seu dia.

No vídeo, o jovem coloca uma mensagem que diz que o caminho já foi feito 336 vezes, totalizando quase 13 mil km, distância que ele poderia ter percorrido para ir até o Alasca, mas "escolheu ficar". O vídeo termina com o pedido "#contrataoestagiario". Com isso, Sertã tenta mostrar como se esforça para estar na empresa e que, por isso, merece uma chance de ser contratado. Ele está na Citroën desde julho de 2012.

“Estou naquele momento crítico, de fim de estágio e faculdade, e não sei como vai ser o futuro. Precisava falar sobre isso e encontrei uma maneira criativa. Acho que todo mundo já passou por isso e o vídeo também expressa o sentimento de outros estagiários”, afirma.

Para Alexander Greif, gerente de publicidade e propaganda da Citroën do Brasil, chefe imediato de Bertã, o vídeo pode ajudar o jovem a conseguir a efetivação. "A forma como ele fez o vídeo reflete o talento dele", afirma.

Segundo Greif, o jovem teve coragem e personalidade. "Ele publicou (o vídeo) e veio com o computador me mostrar. Fiz até uma brincadeira de que o contrataria se chegasse a 1 milhão de views", diz.

O vídeo foi publicado na última terça-feira (8) e, até o fim de segunda-feira (14), tinha cerca de 1.320 visualizações. Ele filmou tudo sozinho e teve a ajuda da namorada na edição.

O jovem é estagiário da área de publicidade e propaganda e trabalha com mídias e criação de campanhas. Ele se forma em relações internacionais no fim deste ano, quando seu contrato com a empresa também termina.

Antes de publicar o vídeo, Sertã mostrou o resultado para a equipe que trabalha com ele. O chefe só viu o pedido de contratação quando o vídeo já estava na internet. "Meu gerente direto elogiou bastante, ele gosta de coisas criativas e dá liberdade para novas ideias. Por enquanto, as reações foram 100% positivas."





Ideia
A ideia de fazer o vídeo surgiu depois que ele viu o "clipe de dança", divulgado no Youtube em 28 de setembro, da jornalista Marina V. Shifrin, no qual ela pede demissão. Ela dançou dentro da própria empresa durante a madrugada para dizer ao chefe que estava descontente. O "clipe" já teve mais de 15,5 milhões de visualizações. Em resposta, a companhia produziu sua própria versão com diversos funcionários dançando para avisar que “estavam contratando” outra pessoa para a vaga dela.

“Vi a menina se demitindo na internet e achei que seria legal fazer esse link. Eu queria mostrar o caminho que faço todo dia e a minha vontade de ficar. Conversando com amigos da faculdade que também fazem estágio, eu sou o que faz o maior percurso”, diz o jovem.

Já sobre a efetivação, o jovem terá que esperar até o fim do mês de dezembro para saber a resposta final. "Ele é uma pessoa suscetível a ser contratada pela sua performance, mas nenhuma empresa o contrataria por causa de um único vídeo. Vamos esperar ele se formar para tomar essa decisão", completa Greif.

Veja também:
______________________________________________________
_______________________________________________________

Ajude o Informe Vagas Brasil a continuar crescendo:
"CURTA" ESTA POSTAGEM E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS "SEND"
ESTAMOS PARTICIPANDO DO TOPBLOG 2013 - DÊ O SEU VOTO - OBRIGADO. 


PRESTIGIE NOSSOS ANUNCIANTES