26/06/2015

FUI DEMITIDO. E AGORA? - PARTE 1

Se você não está no primeiro emprego ou estágio, já deve ter passado por esta situação. Ser demitido é algo que faz parte de nossa vida e implica algumas necessidades urgentes que às vezes não estamos preparados. O trabalho (emprego) é também um círculo social do qual fazemos parte enquanto atendemos as necessidades da empresa (empregador) ou as nossas próprias necessidades. Não é um clube, uma associação ou uma igreja das quais participamos voluntariamente (às vezes sim...). Estamos na condição de empregados, pois vendemos nossos serviços, talentos e habilidades a uma corporação que nos compra estas habilidades ou esforços físicos e mentais. 


O objetivo principal das empresas é o lucro e este lucro acontece quando ela executa seus objetivos sociais (expressos no contrato social ou estatuto de fundação). Para a execução destes objetivos (que poderíamos chamar de vocação - para quê esta empresa foi criada) ,há necessidade de matéria prima, insumos, infra-estrutura e principalmente mão de obra. Gente. Pessoas. 

Quando um grupo de pessoas se une, ou neste caso de emprego são unidas em um espaço físico, cotidianamente é natural que relações humanas aconteçam e surjam amizades, parcerias, admirações, amores, ódios, compreensão e até intolerância. Ou seja, onde trabalhamos é um dos grupos sociais dos quais fazemos parte. 

Fui demitido.

A demissão ou afastamento do trabalho é um rompimento deste grupo social do qual fazemos parte. Quase sempre acompanhado do sentimento de injustiça, ingratidão, deslealdade e até perseguição. As empresas são geridas por pessoas (gente como a gente - há até quem duvide rs rs rs ) e estas pessoas também fazem parte de nosso círculo sócio-laboral, por esta razão é muito comum que os profissionais que desempenham as funções de RH, DP e afins sejam sempre vistas de maneiras exageradas. Pensem bem:

Quando somos contratados, admitidos em uma empresa, é natural que tenhamos empatia, simpatia, admiração e gratidão pelo profissional que nos contratou, selecionou, recrutou e treinou... Mas quando somos demitidos também associamos a este profissional o desespero, a culpa, a antipatia, a raiva e a decepção. 

Então caros colegas... Se entendermos porque estar empregado é tão importante para nós (além do dinheiro para pagar as contas e despesas) ficará mais fácil desassociar os sentimentos ruins que vem com a demissão e partirmos para nosso próximo desafio. 

Entender que somos ainda especiais, talentosos e esforçados mesmo quando somos demitidos é fundamental. Você, assim como eu, em algumas ocasiões não estava mais servindo aos objetivos de uma determinada empresa... não mais, independente do quanto auxiliamos no crescimento e operação da mesma. Nossa fase passou. Nosso tempo de experiências e vivências nesta organização chegou ao fim e isso é sempre desconfortável... mas necessário ao crescimento. 

Hoje em dia não há demérito algum em ter no currículo inúmeras experiências, em alguns casos isso até demonstra a versatilidade e maturidade de alguém em busca de re-colocação no mercado de trabalho.

Finalmente.

Você foi demitido. Isso é um fato. Isso chateia e nos traz muitos problemas à mente. Não sugiro que seja diferente... mas..... 

Você está livre. Pense que agora você tem uma oportunidade de repensar (não pode demorar muito nesta fase é claro) sua carreira, seus objetivos, seus talentos, suas habilidade, suas qualificações e principalmente sua felicidade. Sim, felicidade também é um sentimento que experimentamos quando trabalhamos bem. 

E agora? 

Agora é hora de trabalhar um pouco pra você mesmo. Sim, ocupar-se com sua carreira é um serviço que você tem obrigação consigo mesmo de executar. Faça da melhor forma.  Os itens a serem pensados agora são:

- Currículo (importante mas não o mais importante)
- Qualificações (entender plenamente quem é você mesmo, profissionalmente falando)
- Mercado de trabalho (entender como está o mercado, pesquisar e manter a mente aberta)
- Redes Sociais (parar de usar redes sociais para reclamar da segunda feira é um bom começo mas tem muito mais recursos à sua disposição)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia também 
FUI DEMITIDO. E AGORA? - Parte 1

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Robson Escobar, 40 anos, casado, fundador do blog Informe Vagas Brasil, palestrante, empresário e diretor do Grupo VIKON (Sinnergia, WindSolution, Intelek Systems, Mákina Engenharia, Snow English, Vikon RH).

robsonescobar@gmail.com
Facebook 

Twitter
LinkedIn
Instagram
Google +