27/06/2015

FUI DEMITIDO. E AGORA? - PARTE 2

Dando seguimento ao assunto de FUI DEMITIDO. E AGORA? vamos tratar do currículo, sim do currículo... assunto exaustivamente abordado na internet, eventos de empregabilidade mas sempre um tema sobre o qual temos dúvidas. Nós até publicamos aqui no Blog Informe Vagas Brasil uma matéria sobre os modelos de currículos mais promissores (segundo nossa opinião) e um link para baixá-los da internet em formato
Microsof Word (neste link). Agora vamos conversar mais sobre o currículo propriamente dito. 


O QUE É


Pra servir de referência, um dos textos mais usados atualmente é o da Professora Graduada em Letras - Sabrina Vilarinho (neste link), ela nos dá um resumo da história do Curriculum Vitae - Currículo. Indo direto ao ponto o currículo é um documento que conta a história ou trajetória profissional (ou acadêmica) de alguém. 


PARA QUEM FAZEMOS O CURRÍCULO 

Esta é uma abordagem interessante. Nos remete a pensar sobre a estrutura da comunicação: Emitente (emissor), mensagem e destinatário (receptor). 


 EMITENTE > MENSAGEM > DESTINATÁRIO 


Neste nosso caso o emitente é o candidato (aquele que foi demitido), a mensagem é o próprio currículo e o destinatário é quem vai ler este currículo. E de quem será que estamos falando? É claro que é o futuro empregador do candidato que nem sempre é o dono da empresa, quase sempre é um empregado (colaborador é o termo atual) a quem podemos chamar de RECRUTADOR. Sim o recrutador. Analista de RH, Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Desenvolvimento Humano, Chefe de Pessoal, Gerente de Área, enfim poderá ser qualquer dos profissionais destes citados ou ocupantes de outras funções e cargos. Mas o importante mesmo é que alguém vai ler o currículo. 



Se sabemos quem vai ler o currículo que será enviado fica mais fácil imaginar o que ele procura neste modelo de documento. 



Pensemos um pouco na rotina de um recrutador: Ele (ela) lê inúmeros currículos ao longo do dia. As vezes centenas, isso mesmo centenas. Logo presumimos que quanto mais fácil para ele (ela) ler o SEU currículo,  melhores chances do SEU currículo ser apreciado com mais atenção. 


Quanto mais claro e objetivo for um currículo mais agradável é a leitura do mesmo. Se eu fosse um recrutador (também sou) gostaria de ler currículos escritos de forma intencional, focados nas habilidades, experiências e formação (não nesta ordem, isso vai depender do perfil da vaga a ser preenchida). Então algumas informações são dispensáveis num currículo outras essenciais.

Por exemplo:


- Escrever "Currículo" ou "Curriculum Vitae" - Se o recrutador tem uma pilha de documentos para ler e ele sabe que são currículos porque foram empilhados ou organizados desta forma, porque escrever no currículo que ele (o documento) é um currículo? Não precisa. Evite;



- Nome dos campos (tipos de informações). - Robson Escobar Ramos é um nome, concordam? Que bom... rs rs rs então em um currículo eu não precisaria escrever a palavra "Nome" antes do nome, simplesmente informo meus principais dados pessoais. Endereço é outra palavra desnecessária pois Rua Primavera, 1170 - Bairro Primavera - Alvorada - RS já deixa claro se tratar de um endereço. E-mail é outra palavra, pequena eu concordo mas antes de um e-mail se torna redundante e desnecessária. robsonescobar@gmail.com é um e-mail (tem o arroba '@' antes do nome do provedor) não preciso escrever e-mail: robsonescobar@gmail.com.



- Idade. Ah a idade... como é fácil saber a idade de alguém quando o candidato coloca no currículo, por exemplo 40 anos... agora imagine que ele coloque 24/09/1974. Isso obriga o recrutador (a) a parar a leitura para calcular a idade, no meu caso se fizermos um cálculo mental chutaríamos que tenho 41 anos pois 2015 - 1974 = 41, mas eu ainda não fiz aniversário, para lembrar disso precisaria o recrutador se situar no tempo e desviar toda a atenção que poderia estar focada no que importa no currículo para desvendar minha idade... Então, por favor, a partir de hoje informe a sua idade na época do currículo... Importante lembrar que se por acaso você fizer aniversário na semana em que está redigindo seu currículo já assuma a nova idade. 



- Objetivo. Aquelas frases copiadas da internet do tipo "contribuir para o crescimento desta nobre empresa (nem conhece a empresa na maioria das vezes) e buscar realização profissional e pessoal. Atuar em time buscando a qualidade de produtos e serviços prestados à sociedade... blá blá blá... 



Se você objetiva algo relevante para a vaga além de preenchê-la (conseguir o emprego) descreva com objetividade. Seja direto e honesto. Do contrário não ponha nada, todos sabemos que o objetivo de quem procura emprego é o emprego. 



- Formação. É importante agrupar as informações de sua vida de estudos. Coloque no início desta área suas conquistas mais importantes. Se você tem Ensino Médio, Curso Técnico e Graduação, comece com a Graduação, depois Curso Técnico e depois o Ensino Médio. Ajuda a dar credibilidade informar o nome do curso ou do perfil profissional concluído, a instituição, a cidade / estado (sigla) e o ano de conclusão. Se estiver incompleto informe o ano em que se formará, se for o caso de matrícula trancada informe o período (semestre) em que parou, mas não deixe de informar. Exemplo:

Tecnólogo em Processos Gerenciais - Anhanguera UNIDERP - Recife - 2016 


- Cursos. Muitas pessoas tem dúvidas quanto à diferença entre o que vai em escolaridade, formação e cursos ou capacitação ou ainda aperfeiçoamento... Minha sugestão é de que agrupe os cursos que dão colação de grau (titulação - diploma) no grupo FORMAÇÃO e os demais cursos profissionalizantes ou de extensão (certificados) no grupo de CURSOS. Acho inclusive que se escrever CURSOS será mais fácil pro recrutador (a) do que aperfeiçoamento, aprimoramento, capacitação, estudos continuados, etc. 



A mesma estrutura da Formação é válida aqui. Nome do curso, carga horária ou duração, instituição, cidade, estado e ano de conclusão. 



Já vi muitos currículos onde constava Habilidades agrupando aquelas formações das quais não temos certificados nem diplomas para comprovar mas são competências que temos. Informática é o caso mais adequado para este exemplo. Muitos de nós sabemos fazer bom uso de computadores e da internet e cada vez mais menos pessoas fazem curso para isso... pense em facilitar a vida do recrutador e escreva como subtítulo no currículo CURSOS E HABILIDADES, pronto... você colocará primeiro os cursos que tem certificados e na sequência as habilidades que desenvolveu mas que não foram desenvolvidas em instituições de ensino mas sozinho ou em outras experiências profissionais. 



- Experiências. Estas são as informações mais procuradas nos currículos. Então dedicar mais tempo e capricho na hora de descrevê-las ajudará e muito no processo seletivo. Importante destacar as seguintes informações:

Empresa Função ou cargo - mês/ano até mês/ano Atividades
Por exemplo:
CEPEP Escola Técnica

Gerente de Expansão - novembro/2003 até dezembro/2012
Abertura de filiais, contratação de professores, prospecção de alunos, formalização de convênios de estágio e parcerias com indústrias locais para divulgação dos cursos. Auxílio nas atividades pedagógicas da escola e atendimento a alunos, professores, agências de estágio e empresas. Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Bahia.
- Referências. Dificilmente algum recrutador vai ligar para os contatos informados nesta parte do currículo mas se fizer questão de indicar alguém que obviamente falaria bem de você indique o nome (preferencialmente com um sobrenome), a empresa onde trabalha e o telefone de contato (desde que esta pessoa tenha lhe autorizado a fornecer esta informação). 



- Muita experiência. Quando se tem mais idade e muitas experiências profissionais e não quer redigir um currículo que excede 2 páginas o melhor é selecionar as experiências mais recentes e com maior relevância para o cargo (função) pretendido (a). 



- Pouca experiência. Muito comum em quem busca o primeiro emprego ou quem é muito jovem. Neste caso o melhor é descrever com mais detalhes as informações de Formação, Cursos e Habilidades. Destacar de forma sincera e clara o objetivo. 



- Mentira. NUNCA. NUNCA minta no currículo, isso pode destruir uma carreira profissional e prejudicar sua auto-estima no futuro. Coloque a verdade, somente a verdade no seu currículo. É sua história de vida então também não tenha vergonha de colocar as experiências por mais simplórias que você pode achar que elas tenham sido. Todas as experiências pelas quais passamos nos transformaram na pessoa que somos hoje. Então se você foi estagiário, ajudante, auxiliar, fez bicos (trabalhos avulsos) ou free lance e isso ajudar a contar melhor a sua história de vida coloque da melhor maneira possível, mas não MINTA. 





- Religião, Futebol e Política - Evite quaisquer alusões a estes assuntos pois são muito pessoais. Se você é crente, evangélico, católico, protestante, adventista, umbandista, espírita e até mesmo ateu isso é irrelevante no seu currículo, a menos que você tenha trabalhado na igreja ou centro religioso. Futebol, política, posicionamento quanto ao aborto, maioridade penal, homosexualismo, liberdade de expressão, direitos humanos são assuntos quase sempre carregados de paixões e convicções fortes. Evite-os... melhor, elimine-os durante a sua busca por emprego. 



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia também 
FUI DEMITIDO. E AGORA? - Parte 2

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Robson Escobar, 40 anos, casado, fundador do blog Informe Vagas Brasil, palestrante, empresário e diretor do Grupo VIKON (Sinnergia, WindSolution, Intelek Systems, Mákina Engenharia, Snow English, Vikon RH).